Prefeitura emite alerta de evacuação, Barragem do Bezerro ameaça romper

0

A prefeitura de José de Freitas emitiu alerta de evacuação para comunidades próximas à Barragem do Bezerro, diante do risco iminente de rompimento. A situação é de alerta no município, localizado a 68 quilômetros de Teresina, depois que um pescador descobriu um buraco na parede da barragem, nesta manhã de domingo.

A secretaria municipal de Comunicação informou que equipes do IDEPI, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Órgãos do Governo do Estado, Técnicos da Prefeitura Municipal de José de Freitas estão neste momento vistoriando a barragem, para emitir um laudo sobre a situação, mas já foi constatado que a estrutura do paredão do reservatório está comprometida.

Mas para tentar evitar uma tragédia, o aviso de evacuação imediata foi emitido às comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada e regiões próximas ao reservatório. A orientação da prefeitura é que os moradores dessas regiões procurem um local seguro, longe da barragem do Bezerro.

Equipes estão sendo mobilizadas para atender as famílias que necessitarem de auxilio durante a evacuação das áreas.

A prefeitura informou ainda que, as pessoas que não puderem se abrigar em local seguro, podem se dirigir ao Ginásio Poliesportivo Mestre Eva e serão acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social. Os números (86) 99810-9941/ (86) 99934-2899/ (86) 99829-3800 foram disponibilizados para a população para mais informações ou dúvidas.

Moradores em José de Freitas estão apreensivos depois que um buraco foi descoberto no paredão da barragem do Bezerro. A prefeitura já alertou comunidades pedindo a evacuação diante do risco iminente. Leia mais https://goo.gl/Ybecqm

Posted by Apoliana Oliveira on Sunday, April 8, 2018

Pela manhã, a Guarda Municipal interditou a estradinha que passa sobre a parede da barragem, impedindo o tráfego de pessoas e veículos.

Emergencialmente, equipes trabalharam para rebaixar o sangradouro da barragem, a fim de diminuir a pressão sobre o paredão. A suspeita é que o buraco identificado hoje possa ter sido provocado pela retirada de pedras da parede da barragem, fato que será investigado.

A barragem do Bezerro tem capacidade para armazenar 11 milhões de metros cúbicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here